Silence PDF

Silence 4 foi um grupo musical português formado em 1996, cujas canções eram cantadas maioritariamente em inglês. O David e o Tozé já se silence PDF e costumavam tocar juntos. Numa ocasião, o David mostrou as suas cassetes a Carlos Matos, dono de uma loja de música alternativa em Leiria. Ele gostou bastante e a ideia de formar uma banda era cada vez mais forte.


Começaram a tocar com péssimas condições técnicas. Após algum tempo, Rui Costa foi convidado para se juntar à banda. Começou por lhes dizer que o som era péssimo. Então propôs uma experiência: que se desligassem os amplificadores e que tocassem assim, naturalmente. Para se ouvirem teriam de estar todos em silêncio, daí o « Silence » do nome da banda.

Enviaram uma maquete para o jornal Blitz, ganhando alguma notoriedade. Concorreram ao Festival Termómetro Unplugged e ganharam. Quando foram tentar a sua sorte nas editoras, a resposta era sempre a mesma: cantar em Inglês, nem pensar. Foi assim que surgiu o disco de estreia, « Silence Becomes It », que alcançou, contra todas as expectativas, a quintupla platina, passando vários meses em número 1 do Top Nacional. Começaram a digressão por todo o país, durante a qual fizeram 90 concertos em 6 meses.

No dia 18 de Dezembrode 1998 realizaram o mítico concerto no Pavilhão Multiusos para uma grande multidão. No ano seguinte continuaram a digressão, embora com menos concertos. Seguiu-se um período de ausência, durante o qual se refugiaram em Londres, longe de todas as pressões. Foi nos estúdios Ridge Farm que nasceu « Only Pain Is Real ».